Curiosidades sobre o Bretzel
O Bretzel é um dos pães mais queridos da cultura germânica, sendo consumido a qualquer hora do dia. É o alimento icônico da tradicional festa alemã, a Oktoberfest, e o símbolo dos padeiros alemães.
A origem do Bretzel
Envolta em mistério
Muitas histórias e lendas já foram contadas sobre a origem do Bretzel. Bem documentada está a origem do nome, que evoluiu do latim "bracchium", braço em português. No antigo alemão formal foi traduzido por "brezin" e com o passar do tempo se transformou em transformou em "brezel" no estado de Baden-Württemberg e "brezn" na Baviera. Para facilitar aos brasileiros à pronúncia alemã, escolhemos a forma de escrita utilizada na região de Oberschwaben (Baden-Württemberg) para a nossa marca: Bretzel.
Bretzel e Pretzel
Qual a diferença?
As pessoas estão mais familiarizadas com a grafia "Pretzel" porque a versão americana se tornou mais difundida no Brasil. Os imigrantes alemães que foram para os Estados Unidos popularizaram o Pretzel, e devido às diferenças na pronúncia, a escrita com "P" acabou se tornando mais conhecida do que com "B".
Porém, como mencionado anteriormente, a palavra original deriva do latim "bracchium" e a receita original do Bretzel, tradicionalmente salgada, deve ser chamada de acordo com a forma que melhor a identifica.